top of page
Foto do escritorJoselita Gomes Advocacia

O que é o direito de visita? Os avós poderão pleitear o direito de visita?



O direito de visita tem por objetivo criar vínculos afetivos e evitar a ruptura desses laços de afetividade existentes no seio da família e assim garantir que a criança tenha seu pleno desenvolvimento físico e psicológico.



A visitação, para além de um direito assegurado ao pai ou à mãe. É, sobretudo, um direito do próprio filho de conviver para o reforço do vínculo paterno e materno.



De acordo com o art. 1.589 do Código Civil, “o pai ou a mãe, em cuja guarda não estejam os filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que ajustar com o outro cônjuge, ou de acordo com o fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação”.



Assim, o pai, a mãe ou responsável que não estejam com a guarda dos filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia.



A visita não é apenas um direito assegurado ao pai, a mãe ou aos avós. É também direito fundamental da criança e do adolescente ter consigo a presença dos pais, avós e parentes, o carinho, companhia e amizade, o que reforça o vínculo materno e paterno consagrado pelo princípio da proteção integral da criança e do adolescente, o que não é possível com a exclusão do outro genitor.



Os avós poderão pleitear o direito de visita?


De acordo com o Código Civil, o direito de visita estende-se aos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente.




Precisa de mais informações?

Entre em contato ou deixe seu e-mail e contato válido que retornaremos a sua solicitação.

E-mail: joselitagomes.adv@gmail.com




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page