top of page
Foto do escritorJoselita Gomes Advocacia

Terapia Gênica para o tratamento do câncer no Brasil



- As doenças genéticas, em sua maioria consideradas doenças raras, podem ser de origem hereditárias ou causadas por mutação no decorrer da vida.


- Dependendo do gene afetado, a doença pode comprometer significativamente a saúde ou a vida do paciente, por isso têm surgido diversas pesquisas de terapia gênica.


- A ciência e a medicina, assim como a legislação, também é volátil, se modifica no decorrer da evolução social.


- A medicação que no passado era eficaz para determinado tratamento médico, hoje não é mais, por isso, a terapia gênica surge como luz no fim do túnel como solução de tratamento para doenças raras, em um verdadeiro avanço cientifico.


- A terapia genica consiste na transferência de material genético para o corpo do paciente (detalhes devem ser buscado com um médico geneticista) e surge como uma esperança no tratamento de doenças raras.


- Brasil, já existem duas terapias aprovadas no Brasil. Em fevereiro de 2022, a Anvisa aprovou o primeiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer no Brasil para pessoas acima de 25 anos com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) e para pacientes adultos com Linfomas.


- Acontece que muitas vezes, os planos de saúde e até mesmo o SUS negam o custeio do medicamento para o tratamento do paciente. Nesse caso, cabe ao direito através do judiciário fazer com que o direito fundamental à saúde seja respeitado.





Fonte: PfizerBrasil


Ficou com alguma dúvida e precisa de ajuda? Entre em contato clicando no botão do WhatApp.


2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

A notícia de haver terapia gênica no Brasil é promissora aos queridos e queridas da aMMigos, afetados pela Miopatia Mitocondrial (CID G71.3), vale ressaltar que há cada vez mais evidências e estudos científicos que demonstram a ajuda da conscientização Mitocondrial como uma forma de auxílio ao combate e entendimento do câncer. 💚🐢

Like
Replying to

Ação entre aMMigos, a medicina e a ciência, assim como o direito também é volátil, pois a medicina, os tratamentos e as medicações se modificam, os tratamentos que eram eficazes no passado hoje já não são mais. No decorrer da vida social surgem novos diagnósticos e a descoberta de novas doenças, por isso, a medicina e a ciência também devem avançar no que tange aos tratamentos médicos e a terapia gênica é uma parte dessa evolução. Cabe ao direito se adequar às novas necessidades sociais, tais como a busca por medidas protetivas para os pacientes no que se refere às suas necessidades terapêuticas para que seja levado ao judiciário o pedido de tratamento quando da negativa do plano de saú…

Like
bottom of page